Como funciona a criolipólise: o procedimento que congela gordura
Já ouviu falar em criolipólise? Conheça esse método estético que funciona através do congelamento de gordura localizada que promete reduzir medidas e acabar com a gordurinha indesejada.
[wtr-time]
13 de fevereiro de 2023
Compartilhe
O que você vai ler neste artigo:
Você já ouviu falar sobre como funciona a criolipólise? Sempre ouvimos falar sobre “queimar gordura”, mas esse tratamento utiliza o resfriamento das células de gordura para promover a sua eliminação e acelerar o processo de emagrecimento dos pacientes.
Tudo isso sem precisar de cirurgias ou agulhas.
Quer entender melhor como funciona a criolipólise? Explicaremos tudo nesse artigo! Continue lendo…
O que é a criolipólise?
Criolipólise é um procedimento não invasivo de redução e/ou eliminação do acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo, como a barriga e os braços.
O método inovador utiliza um equipamento (o mais comum é o Cryolipolysis) capaz de resfriar as células de gordura e, então, promover sua destruição de forma natural e eficaz.
Em geral, quem entende como funciona a criolipólise e realiza o procedimento são médicos especializados em medicina estética, como cirurgiões plásticos.
Vantagens da criolipólise
É um tratamento não invasivo, ou seja, não envolve agulhas, cirurgias ou medicamentos orais.
Eficiente e rápido, chegando a reduzir até 25% de gordura em uma sessão.
Barato em comparação a outros procedimentos, como a cirurgia bariátrica.
Baixo risco.
Sem necessidade de repouso — você pode voltar às suas atividades logo em seguida.
Melhora o aspecto das celulites.
Como funciona a criolipólise na prática?
A criolipólise funciona como um tratamento de emagrecimento que reduz a gordura localizada por meio da sucção e do resfriamento das células adiposas.
Basicamente, o mecanismo é o seguinte:
o especialista coloca o equipamento na região desejada;
o equipamento aplica uma força a vácuo e suga o tecido;
ao mesmo tempo, ele envia ciclos de frio controlados na região;
as células adiposas são sensíveis ao frio — em geral, o resfriamento chega a entre -5 °C e -10°C — e, então, entram em um processo de apoptose (morte celular programada);
Sendo assim, o corpo naturalmente elimina as células destruídas e o paciente consegue reduzir algumas medidas em pouco tempo.
Tipos de criolipólise
Se você entendeu como funciona a criolipólise, precisa saber que existem diferentes tipos de procedimentos disponíveis no mercado. Os principais tipos são: criolipólise tradicional, criolipólise de contraste e criolipólise em placas.
Confira um pouco sobre cada um a seguir:
Criolipólise tradicional
O procedimento envolve a aplicação de uma manta de gel em cima da região de tratamento e depois o aparelho suga e resfria a região do tratamento, promovendo a eliminação das células de gordura. É o método mais comum.
Criolipólise contraste
Consiste na utilização de calor e frio para aumentar a cristalização e, assim, potencializar os resultados do tratamento. Em geral, o tratamento costuma apresentar cerca de 20% a mais de resultados (40 a 42% de redução).
Criolipólise em placas
No lugar de utilizar o sistema a vácuo da criolipólise tradicional, a técnica aplica placas de resfriamento na região da gordura localizada e, dessa forma, consegue reduzir o risco de queimaduras na pele e, claro, eliminar a gordura.
Para quem a criolipólise é indicada?
A criolipólise é indicada para homens ou mulheres que desejam reduzir a gordura localizada de alguma região, em especial nas áreas de:
coxas;
bumbum;
abdômen;
braços.
Em particular, o procedimento é indicado para pessoas que não querem realizar nenhum procedimento invasivo, como a lipoaspiração cirúrgica.
Para quem a criolipólise não é indicada?
O procedimento não é recomendado para:
Grávidas;
Lactantes;
Crianças;
Obesos;
Diabéticos;
Pessoas com hérnia na região;
Pessoas com neoplasia;
Portadores de doenças autoimunes ou relacionadas ao frio;
De todo modo, para quem entendeu como funciona a criolipólise, o ideal é conversar com o seu médico especialista para saber se o procedimento é indicado ou não para você!
Quais são os riscos da criolipólise?
Embora seja um procedimento seguro e não invasivo, a criolipólise tem riscos associados a queimaduras. Caso não seja feito por um profissional qualificado, o paciente pode sofrer queimaduras de 2º a 3º grau na pele graças à baixa temperatura para o resfriamento das células de gordura.
Além disso, outros sinais podem aparecer na região tratada, como:
hematomas;
sensibilidade;
dormência;
dor;
ardor;
vermelhidão.
Para evitar problemas, procure sempre respeitar o tempo entre uma sessão e outra e, claro: busque um médico especialista.
Quanto tempo demora o tratamento de criolipólise?
Você consegue perceber a diferença com a criolipólise em cerca de 20 dias, mas o resultado final do tratamento só acontece após três meses. Como é possível fazer até três sessões na mesma área, com um intervalo de três meses entre cada uma, o tratamento final pode terminar entre 9 e 10 meses.
Quanto custa o tratamento de criolipólise?
O preço do tratamento de criolipólise depende de diversos fatores, como a região e a clínica escolhida. No geral, o procedimento custa entre R$300 e R$ 2.000 no mercado — o que, como falamos antes, é bem acessível em relação a outros tratamentos.
Como funciona a criolipólise depois? Quais cuidados necessários?
Após realizar o procedimento, você pode voltar para a sua rotina normal, sem a necessidade de repouso intensivo. Contudo, alguns cuidados são importantes, como: