Pesquisar
Close this search box.
3

Posts recentes

.

Pesquisar
Close this search box.

.

Qual o melhor tênis para academia: top 5 opções

Está fazendo academia ou pensa em iniciar nessa atividade? Confira nossa lista com alguns tênis para prática de musculação, exercícios físicos e aeróbicos sem prejudicar sua saúde.

Tempo de leitura: 8 min
Compartilhe
qual o melhor tenis para academia

O que você vai ler neste artigo:

Está planejando começar uma rotina de exercícios físicos? Então, é crucial escolher o tênis certo para ir à academia. A escolha adequada do calçado não só garante conforto, mas também influencia diretamente o seu rendimento e ajuda a prevenir lesões, como bolhas e torções no tornozelo.

Neste guia, apresentaremos nossa lista dos 5 melhores tênis para academia. É importante lembrar que existem outras marcas e modelos que não estão nesta lista e que você pode preferir. Se for o caso, não se sinta ofendido! O importante é encontrar o tênis que melhor atenda às suas necessidades. Continue conosco para descobrir os modelos ideais para você. Vamos lá?

Como saber se o tênis é bom para academia?

A melhor maneira de saber se um tênis é bom para academia é experimentá-lo e observar se o modelo oferece o suporte adequado para a respectiva atividade. Por exemplo, se você pretende fazer musculação, é importante que o tênis tenha sola antiderrapante, amortecimento de impacto e esteja ajustado apropriadamente aos pés. Já em atividades como caminhada e bicicleta, o modelo universal pode ser suficiente. Em geral, o tênis é bom quando:

  • é aderente ao tipo de pisada;
  • oferece estabilidade;
  • é confortável;
  • possui material resistente para suportar a atividade física;
  • o tamanho é adequado aos pés;
  • possui amortecedor, no caso de atividades de alto impacto.

Quais os riscos ao escolher um tênis errado?

Muitas pessoas acabam focando no aspecto estético e se esquecem do risco de escolher um tênis errado para malharIsso significa que treinar com o tênis incorreto pode ocasionar lesões, desconfortos e até mesmo acidentes. A seguir, entenda melhor o que pode acontecer nessa situação:

  • lesões por sobrecarga – um tênis inadequado pode provocar sobrepeso nos tendões e músculos, resultando em lesões;
  • bolhas e queimaduras – o atrito entre o calçado e a pele pode provocar bolhas, calosidades e queimaduras;
  • desconforto – o tênis inadequado impede que os movimentos sejam feitos corretamente, causando desconforto e dor durante os exercícios;
  • postura inadequada – se o tênis não for aderente à pisada, é possível que a postura seja prejudicada;
  • perda de equilíbrio – principalmente em exercícios de impacto, como corrida na esteira e levantamento de peso, o tênis inadequado pode ocasionar na perda de equilíbrio e até mesmo em quedas.
  • odores – é preciso que o tênis seja confeccionado com tecido respirável, do contrário, pode ocasionar odores ruins, micose e o superaquecimento dos pés.

Como escolher um bom tênis para musculação?

Afinal, qual o melhor tênis para musculação? Pelo fato da musculação envolver exercícios de alto impacto e com levantamento de peso, é importante que o calçado ofereça o ajuste perfeito aos pés. 

Isso pode ser óbvio, mas não é incomum comprar tênis com o tamanho errado, ou seja, um pouco maior ou menor que os pés. Além disso é importante escolher modelos que sejam:

  • leves e flexíveis para que os movimentos possam ser feitos de forma fluída e confortável;
  • com amortecedor para evitar lesões e impactos;
  • estáveis para evitar lesões nos tornozelos;
  • com sola resistente para suportar o peso do usuário e o peso dos equipamentos;
  • com ajuste anatômico, afinal, cada pé possui suas próprias particularidades e formato.

Como escolher um bom tênis para corrida e aeróbicos?

Assim como na musculação, para correr e realizar exercícios aeróbicos é preciso contar com um tênis confortável e capaz de absorver os impactos dos movimentos.

Além disso, é importante considerar modelos que sejam suficientemente robustos para suportar a prática das atividades e as repetições.

Sobretudo, escolha um tênis leve e respirável. Modelos leves permitem que os movimentos sejam realizados mais rapidamente e com menos esforço. Tecidos respiráveis trazem frescor e conforto para os pés.

Melhores tênis para academia

Após entender o que um bom tênis de academia precisa ter, é chegado o momento de conferir a nossa lista com os top 5 melhores modelos. Separamos as sugestões em duas categorias, feminino e masculino.

Feminino

Os melhores tênis femininos para academia são: Nike TR 9, Nike AirZoom WinFlo, Nike Quest, Nike Metcon e Reebok Nano. Saiba mais sobre cada um deles, a seguir.

Nike TR 9

Nike TR9

Com um design moderno e prático, o tênis Nike TR 9 feminino é leve e super confortável. Por isso, ele é indicado para treinos aeróbicos, corridas e caminhadas. O cabedal (parte superior) do Nike TR 9 é confeccionado em mesh com tramas abertas, um tipo de tecido respirável que traz conforto e frescor.

Na parte do calcanhar, há uma tira elástica que permite um ajuste anatômico perfeito. Por fim, não podemos deixar de mencionar a palmilha. Ela é feita com o chamado sistema comfort footbed, o que proporciona leveza a cada passo. (Veja o preço na Amazon )

Nike AirZoom WinFlo

Nike Tênis de corrida feminino Zoom Winflo 8

 

O tênis Nike AirZoom WinFlo conta com mais espuma que os modelos tradicionais, o que torna a corrida mais confortável e segura.  A linha AirZoom WinFlo da Nike foi projetada para fornecer um amortecimento leve e capaz de absorver alto impacto, sendo uma ótima pedida para treinos que envolvem corrida. (Veja o preço na Amazon )

Nike Quest

Nike Quest 5

O modelo Nike Quest é versátil, sendo uma escolha interessante para quem costuma intercalar exercícios de impacto com os aeróbicos. Como o tamanho segue um rigor rígido de padrão, se você está acostumado com modelos mais folgados, é bom experimentá-lo na loja antes de comprar. Internamente, o Nike Quest é bem preenchido por espuma, envolvendo os pés por completo e os mantendo seguros durante a corrida. Ele é feito de tecido mesh com dupla camada, o que garante maior durabilidade do tênis, evitando rasgos e desgastes precoces.

A sensação de correr com o Nike Quest é de equilíbrio, segurança e leveza.  O solado emborrachado contribui para evitar escorregões, principalmente em superfícies molhadas. (Veja o Preço na Amazon e Mercado Livre)

Nike Metcon

Nike Metcon

 

O Nike Metcon é indicado para treinos de crossfit e exercícios de alto impacto e resistência. Isso porque ele inclui o acessório hyperlift, um item que eleva os calcanhar para 12 mm. Dessa forma, é possível contar com mais estabilidade para os movimentos típicos do crossfit. Na parte frontal do Nike Metcon, o tecido é mais maleável e respirável, garantindo o conforto dos pés. O formato “diamante” do calcanhar aumenta a largura e o equilíbrio da pisada. Junto ao solado de borracha flat, espere por um tênis capaz de garantir a tração. (Veja o preço na Amazon )

Reebok Nano

Reebok Nano

 

A famosa linha Nano da Reebook já chegou a sua 11ª versão. O modelo mais atual foi projetado para ser ainda mais resistente, versátil e confortável. Seja para andar de bicicleta, correr, praticar crossfit ou treinos mais pesados, o Reebook Nano é capaz de atender a todas as expectativas.  O modelo Reebok Nano conta com uma tecnologia exclusiva chamada Float Ride. O sistema oferece um grande amortecimento e, ao mesmo tempo, mantém a estabilidade esperada de um calçado para treino. O design compacto contribui para uma mulher performance de velocidade, o que é interessante para quem procura um tênis de corrida. (Veja o preço na Amazon e Mercado Livre)

Posso treinar de all star ou Vans?

Posso treinar de all star ou Vans

Para treinos relacionados ao esporte, especialmente se forem atividades físicas que exigem movimentos específicos, não é recomendado usar calçados como All Star ou Vans. Esses tipos de tênis geralmente não oferecem o suporte necessário para o arco do pé, amortecimento adequado ou a estabilidade requerida para esportes que envolvem corrida, saltos ou movimentos rápidos laterais.

É mais apropriado escolher tênis projetados especificamente para a atividade esportiva que você vai praticar, pois eles são feitos para suportar o tipo de impacto e proporcionar o suporte necessário para evitar lesões. Se você está em dúvida sobre qual tipo de tênis escolher, pode ser útil conversar com um treinador ou especialista em equipamentos esportivos para obter recomendações baseadas nas suas necessidades específicas.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe-as com os amigos e ajuda a espalhar conhecimento!

 

Se você está procurando o tênis ideal que combine perfeitamente com suas necessidades de treino e ainda complemente seu estilo no dia a dia, temos uma ótima recomendação para você. Confira nosso artigo especial “7 Tênis Femininos para Treinos e Dia a Dia: Combinação de Conforto e Estilo”, onde destacamos modelos que oferecem tanto o suporte necessário para suas atividades físicas quanto a elegância para suas atividades cotidianas. Não perca a chance de descobrir qual tênis se encaixa perfeitamente em sua rotina e estilo de vida. Visite o artigo agora e encontre seu par ideal!

Perguntas Frequentes

O Nike Metcon 6 é indicado para quem pratica crossfit. Assim como o Nike Metcon feminino, a versão masculina também inclui o acessório hyperlift.

Treinar com o tênis incorreto pode ocasionar lesões, desconfortos e até mesmo acidentes.

Para correr e realizar exercícios aeróbicos é preciso contar com um tênis confortável e capaz de absorver os impactos dos movimentos.

Além disso, é importante considerar modelos que sejam suficientemente robustos para suportar a prática das atividades e as repetições.

Compartilhe

Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.

Mais lidas

plugins premium WordPress