Pesquisar
Close this search box.
3

Posts recentes

.

Pesquisar
Close this search box.

.

O que comer antes da academia: tenha mais energia!

Pouca gente sabe, mas a alimentação pré treino é fundamental para sua performance na academia. Simplesmente comer qualquer coisa não é o correto e também impacta no dia a dia de treino. Entenda o que comer antes da academia para ter mais energia.

Tempo de leitura: 10 min
Compartilhe
o que comer antes da academia

O que você vai ler neste artigo:

Afinal, o que comer antes da academia? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente, entre aqueles que estão saindo do sedentarismo ou começando agora a incluir as atividades físicas na rotina.

Seguir um cardápio pré-treino adequado é fundamental para garantir a energia necessária e até mesmo para evitar lesões, queda de pressão e exaustão.

Então, se você deseja saber o que comer antes da academia, prossiga com a leitura! Ao longo desse conteúdo você conferirá quais são os melhores alimentos a serem ingeridos. Separe papel e caneta e anote as nossas sugestões! Vamos lá?

Como a alimentação interfere no treino?


Talvez você não saiba, mas o que comer antes da academia pode interferir na sua performance.

Isso porque, seja um exercício leve ou pesado, o corpo precisa estar bem hidratado e ter reservas de energia suficientes para realizar os movimentos.

Além disso, determinados alimentos ajudam a se concentrar melhor, o que é indispensável para manter o equilíbrio, por exemplo.

Por todos esses motivos, estar com o estômago vazio prejudica o treino. E, pior, pode resultar em lesões, já que, nesse caso, o corpo tende a não aguentar a carga do aparelho ou o impacto do exercício.

Da mesma forma, comer demais não é uma boa ideia. Alimentar-se excessivamente pode provocar enjôos e deixar o corpo lento.

Melhores alimentos pré treino

Perceba que, o ideal é seguir uma dieta equilibrada. Isso significa ingerir alimentos ricos em carboidratos e altamente nutritivos.

Não, você não leu errado: ingerir carboidratos é fundamental para ter uma boa performance na academia. Mas isso não quer dizer que está liberado comer fast food, bolos e alimentos à base de farinha branca, hein?

Pelo contrário, há alimentos e frutas ricos em carboidratos que são, justamente, os mais indicados para o pré-treino. Isso porque eles concentram uma grande fonte de energia, o que é indispensável para o rendimento.

Para que você entenda melhor, reunimos uma lista com o que comer antes da academia. Confira-o, a seguir.

Banana

O que comer antes da academia? Que tal banana? Foto: Pixabay
O que comer antes da academia? Que tal banana? Foto: Pixabay

A banana é uma fruta rica em carboidrato e potássio. Enquanto que o carboidrato fornece a energia necessária para o corpo se movimentar, o potássio previne cãibras e dores nas articulações. Por isso, considere ingerir uma banana cerca de 30 minutos antes de começar o treino.

Batata doce

Além de nutritiva, a batata doce ajuda a diminuir os picos de glicose no sangue, ou seja, é uma ótima pedida para cardápios restritivos por conta da diabetes. Imagem: Pixabay
Além de nutritiva, a batata doce também pode ser uma alternativa para o que comer antes da academia. Imagem: Pixabay

A batata doce é uma queridinha das dietas saudáveis. E não é pra menos! Além de ser uma fonte de carboidrato, ela promove a sensação de saciedade por mais tempo. 

Então, que tal incluir uma porção de batata doce no almoço? A quantidade ideal varia de acordo com o peso da pessoa. Em geral,  recomenda-se a ingestão de 1 a 4 gramas de carboidrato para cada quilo do seu corpo.

Entretanto, se você pretende realizar um treino pesado, essa quantidade pode mudar. Nesse caso, o ideal é agendar uma avaliação com a nutricionista e obter uma orientação profissional e descobrir corretamente o que comer antes da academia.

Pão integral

Fonte de proteína, o pão integral é uma ótima pedida para comer antes da academia. Além disso, ele é prático e pode ser consumido de diversas maneiras! Imagem: Pixabay
Fonte de proteína, o pão integral é uma ótima pedida para o que comer antes da academia. Além disso, ele é prático e pode ser consumido de diversas maneiras! Imagem: Pixabay

Muitos consideram o pão um vilão das dietas pré-treino. De fato, pães, bolachas e bolos feitos com farinha branca podem não ser escolhas interessantes. 

Em grandes quantidades, a farinha branca provoca inflamações no corpo, engorda e pode até mesmo desencadear problemas digestivos.

Por isso, o ideal é incluir o pão integral na sua dieta, especialmente nos lanches pré-treino. Essa versão possui maior quantidade de nutrientes e vitaminas e é rica em fibras, o que ajuda o intestino a funcionar e promove a sensação de saciedade por mais tempo.

Sanduíche de pão integral com pasta de atum


Se você não sabe o que comer antes da academia e costuma realizar treinos de força, como musculação, pão integral com pasta de atum pode ser uma ótima pedida. 

Dessa forma, você garante a energia necessária – fornecida pelo pão – e o reparo muscular – fornecido pela proteína do atum.

Vitamina de frutas

Deliciosa, refrescante e com alto poder de saciedade, as vitaminas de fruta são ótimas para incluir no cardápio pré-treino. Imagem: Pixabay
Deliciosa, refrescante e com alto poder de saciedade, as vitaminas de fruta são ótimas para incluir no cardápio pré-treino. Imagem: Pixabay

Além de deliciosas, as vitaminas de fruta promovem saciedade e fornecem energia. O ideal é bater uma fruta rica em carboidrato, como a banana, e iogurte desnatado. 

Acrescentar farelo de aveia também pode ser interessante. Se o seu objetivo é desenvolver músculos, considere incluir whey protein na vitamina, ou seja, suplemento proteico.

Suco de laranja ou uva

Uma dica é preparar o suco de laranja antes de sair de casa para trabalhar e levá-lo na bolsa em uma garrafinha.Você também pode misturar cenoura ou substituí-lo pelo suco de uva. Imagem: Unsplash
Uma dica é preparar o suco de laranja antes de sair de casa para trabalhar e levá-lo na bolsa em uma garrafinha.Você também pode misturar cenoura ou substituí-lo pelo suco de uva. Imagem: Unsplash

O suco de fruta é a opção perfeita para quem costuma sair do trabalho com pressa direto para a academia e não tem tempo para fazer um lanche mais completo.

Por exemplo, você pode preparar um suco de laranja ou uva e mantê-lo em uma garrafinha na geladeira, ao longo do dia. Depois, basta consumi-lo a caminho da academia. 

O suco de laranja e de uva são ótimas fontes líquidas de carboidratos, ajudam a se hidratar e enganam muito bem a fome. 

No entanto, evite adoçar o suco. As frutas já são naturalmente adoçadas com frutose. Além disso, o açúcar refinado tende a dificultar a tonificação dos músculos e a ser acumulado pelo corpo em forma de gordura.

Abacate com ovo

Corte uma fatia de pão integral e adicione camadas de abacate. Finalize com ovos cozidos em pedaços e tenha um snack saudável e super nutritivo! Imagem: Pixabay
Corte uma fatia de pão integral e adicione camadas de abacate. Finalize com ovos cozidos em pedaços e tenha um snack saudável e super nutritivo! Imagem: Pixabay

Até aqui, você já deve ter percebido que a combinação carboidrato com proteína funciona muito bem nas dietas pré-treino, certo?

Ainda seguindo essa fórmula, o abacate com ovo é outro match incrível para quem busca idéias de o que comer antes da academia. 

A princípio, você pode estranhar a combinação e achá-la um pouco inusitada, mas ela fica uma delícia! E, sobretudo, ela é capaz de fornecer toda a energia que você precisa para um treino mais pesado!

Bolacha de arroz


Outra ideia de lanche rápido e saudável são as famosas bolachas de arroz. Você encontra facilmente em supermercados pacotinhos com porções prontas para o consumo. Essa é a melhor forma de obter a energia necessária para o seu treino.

Overnight oat 

Para quem deseja variar as tradicionais frutas in natura nos lanches pré-treino, o overnight oat pode ser uma ótima ideia! Imagem: Pixabay
Para quem deseja variar as tradicionais frutas in natura nos lanches pré-treino, o overnight oat pode ser uma ótima ideia! Imagem: Pixabay

Overnight oat é um tipo de mingau de aveia. A consistência é parecida com o pudim e o sabor é delicioso! Se você adora doces e não sabe como abrir mão de açúcar, o overnight oat pode ser uma ótima pedida!

A receita consiste em adicionar a aveia em um potinho e acrescentar frutas frescas por cima. A mistura é perfeita para comer antes da academia, já que reúne a tradicional combinação de carboidrato com proteína.

O nome “overnight oat” significa “aveia adormecida”, ou seja, é referência ao preparo da aveia. A ideia é que ela fique descansando no leite durante à noite, em um recipiente de vidro de modo a adquirir uma textura firme e consistente.

Receita de overnight oat sabor frutas vermelhas

Que tal experimentar uma receita de overnight oat de frutas vermelhas que é um verdadeiro sucesso? Para fazê-la você vai precisar de:

  • um recipiente para comer a mistura, pode ser um pote de vidro de geléia que você não usa mais, por exemplo;
  • a aveia “adormecida” em leite ou em iogurte desnatado;
  • uma porção de frutas vermelhas, como morango, framboesa e cerejas frescas;
  • você pode incrementá-la com nuts de coco e castanhas.

Depois, basta despejar um pouco da aveia hidratada em um recipiente e acrescentar  as frutas vermelhas. Uma dica é deixar por algum tempo o mingau na geladeira e apreciá-lo geladinho!

Açaí

O açaí é nutritivo, rico em antioxidantes, fornece energia e melhora os níveis de colesterol. Imagem: Unsplash
O açaí é nutritivo, rico em antioxidantes, fornece energia e melhora os níveis de colesterol. Imagem: Unsplash

Além de ser uma fonte de carboidrato, o açaí contém cafeína, o que é ótimo para dar aquele gás antes do treino.

Aqui, a dica é não exagerar, uma vez que o açaí é uma fruta altamente calórica. Também não vale acrescentar leite condensado, sorvete e outras misturas nada saudáveis, hein?

Whey protein

Imagem: TreinoMestre
Imagem: TreinoMestre

Por fim, não podemos deixar de dedicar um tópico somente para o whey protein. Ele é um velho conhecido pelos frequentadores de academia que estão em busca de músculos e de um corpo tonificado.

No entanto, seu consumo exige cuidados, começando pela quantidade a ser ingerida. Conforme dito, o ideal é procurar uma nutricionista para descobrir a dosagem diária a ser consumida, seja em forma de cápsula ou em pó.

Versátil, o whey protein pode ser misturado no overnight oat, no iogurte, na vitamina de frutas e até mesmo em receitas de panqueca, crepioca e mousses!

O que um alimento precisa ter para dar energia?

Conforme você acabou de conferir, os alimentos precisam ter carboidrato e proteína para dar energia.

No entanto, é importante ter em mente que há diferença entre o carboidrato “bom” e o carboidrato “ruim”.

Chamamos de carboidrato “bom” aquele encontrado naturalmente nos alimentos, como nas frutas mencionadas acima. Ele é capaz de aumentar o metabolismo e de fornecer a energia que o seu corpo precisa para praticar os exercícios na academia.

Já o carboidrato “ruim” refere-se àquele encontrado em alimentos processados, ou seja industrializados. Nesse caso, há uma alta concentração de amidos e açúcar refinado, cujos quais, em grandes quantidades, não são saudáveis e podem trazer uma série de problemas de saúde.

O colesterol alto, por exemplo, é uma das consequências da ingestão elevada do carboidrato “ruim”. 

Para controlar os níveis de colesterol e saber se você anda ingerindo carboidrato em demasia, considere fazer um exame de sangue e procure realizar check ups anuais. Para tanto, basta solicitar a guia junto ao seu médico, inclusive, através de consultas online.

Após conferir a nossa lista, já sabe o que comer antes da academia? Frutas, sucos naturais e grãos integrais são sempre ótimas opções. Lembre-se disso e um ótimo treino!

Gostou das dicas? Então, compartilhe-as com os amigos e não deixe de conferir os demais conteúdos sobre saúde e beleza do nosso blog!

Perguntas Frequentes

Busque alimentos que combinem proteínas e carboidratos. É a fórmula perfeita para ter mais energia e melhor performance.

Os alimentos precisam ter carboidrato e proteína para dar energia. No entanto, é importante ter em mente que há diferença entre o carboidrato “bom” e o carboidrato “ruim”.

Versátil, o whey protein pode ser misturado no overnight oat, no iogurte, na vitamina de frutas e até mesmo em receitas de panqueca, crepioca e mousses!

Compartilhe

Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.

Mais lidas

plugins premium WordPress