Pesquisar
Close this search box.
3

Posts recentes

.

Pesquisar
Close this search box.

.

Para quem é indicado o crossfit? Quais cuidados tomar?

Pensa em praticar crossfit, mas tem dúvidas se essa atividade combina com você? Confira para quem o crossfit é indicado e quais cuidados devem ser tomados ao ingressar nesse tipo de exercício físico.

Tempo de leitura: 11 min
Compartilhe
Para quem é indicado o crossfit? Quais cuidados tomar?

O que você vai ler neste artigo:

O crossfit é uma modalidade de atividade física que tem feito a cabeça de muita gente. Para você ter noção, segundo o ranking do CrossFit Inc de 2019 o Brasil é o segundo país com mais espaços para treino de crossfit no mundo

E justamente por chamar tanta atenção, ainda tem gente querendo saber para quem é indicado o crossfit e como começar.

Se você é dessas pessoas que ainda tem dúvida se a modalidade é para você, não se preocupe. O texto de hoje foi feito especialmente para te responder as principais dúvidas sobre o assunto. 

E se gostar da leitura, já manda para aquele seu amigo ou amiga que também está pensando em começar a se exercitar. Esperamos que goste do conteúdo!

O que é o crossfit?

Antes de falarmos para quem é indicado o crossfit, vamos falar sobre esta modalidade física. O crossfit reúne um grupo de exercícios feitos exatamente para trabalhar a capacidade cardiorespiratória, a resistência muscular e o condicionamento físico. 

Conhecido por trazer exercícios de alta intensidade, trazem excelentes benefícios para o corpo, fortalecendo, eliminando e transformando gordura em massa muscular. 

O crossfit também ajuda na liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, trazendo sensação de compensação e dever cumprido. 

Para praticar a atividade, é extremamente recomendado que exista o acompanhamento de um profissional da área. Assim, os exercícios são feitos da forma correta, além do profissional conseguir moderar o ritmo ideal de aula para o aluno. 

Como começar no crossfit?

Muita gente acha que para começar no crossfit, basta colocar um tênis e uma roupa de treino que já é o suficiente. Mas não é tão simples assim. Como toda atividade física, para começar é necessário entender se o seu corpo está apto aos exercícios. 

Por isso, começar conversando com um avaliador físico é o primeiro passo para quem deseja se aventurar na modalidade. 

Ao constatar que é possível começar, não se pressione e nem se deixe impressionar. É muito comum um aluno iniciante entrar na aula e ver outros mais experientes já praticando. Com isso, vem aquela pressão de conseguir acompanhar o mesmo ritmo deles. 

Para quem é indicado o crossfit: entenda se a modalidade é para você. Imagem: Pexels
Para quem é indicado o crossfit: entenda se a modalidade é para você. Imagem: Pexels

Só que o que você precisa lembrar é que o seu corpo está conhecendo um novo ritmo para se movimentar. É preciso ir com calma e moderação até o seu corpo se acostumar com a carga das atividades. 

Um bom tópico para conversar com o professor e avaliador físico também é sobre o seu objetivo com o crossfit. Se o seu objetivo é apenas fazer uma atividade física, pode não precisar se esforçar tanto em algumas atividades. Agora, se o seu objetivo é perda ou ganho de peso, esses profissionais precisarão desenvolver um treino específico para que você atinja os resultados. 

E por último, mas não menos importante: faça da alimentação uma aliada para os seus treinos. Pois não basta fazer atividades físicas de alta intensidade, se a sua alimentação não te dá os nutrientes necessários para conseguir manter o ritmo. Por isso, converse com um nutricionista sobre seu objetivo com o crossfit e entenda como a alimentação pode te ajudar.

Quais os benefícios do crossfit para saúde

O treino de uma hora de crossfit, pode trazer inúmeros benefícios. Nós trouxemos alguns para que você possa conhecer:

  • É um exercício excelente para o coração: Por ser um treino cardiorespiratório, é uma ótima forma de fortalecer o coração. Com a intensidade dos exercícios, o coração é submetido a trabalhar mais rápido em conjunto com a respiração. Assim, a capacidade dos pulmões aumenta, melhorando os estímulos do coração. 
  • Ao praticar, você fica mais forte: Lembra do que falamos sobre crossfit trabalhar os seus músculos? Pois é! Os treinos de crossfit trazem exercícios de força que ajudam o seu corpo ficar ainda mais forte. Sem contar que quanto mais os seus músculos ficam fortalecidos, menores os riscos de lesão. 
  • Movimentos ainda melhores: Se você tem sentido enrijecimento nos seus movimentos, além de falta de flexibilidade, o crossfit pode te ajudar a mudar isso. Com os treinos, os seus músculos terão a elasticidade necessária para conseguir atingir os exercícios e melhorar a mobilidade no dia a dia.  
  • A postura melhora: Muitos exercícios no crossfit trabalham os músculos das costas, do abdômen e a região do quadril. Isso por si só já faz com que o tronco fique mais forte e resistente, melhorando a postura. Então, se você tem problemas de coluna, a atividade é uma excelente alternativa para mudar isso. 
  • Se você gosta de praticar corrida, o crossfit vai incrementar seus treinos: Com maior condicionamento físico e capacidade respiratória, a sua corrida vai ficar ainda melhor. Muitos corredores relatam que sua performance em velocidade e resistência aumenta com a prática física. 
Crossfit é indicado para pessoas que praticam corrida. Imagem: Pexels
Crossfit é indicado para pessoas que praticam corrida. Imagem: Pexels

E ainda não acabou: o crossfit tem mais benefícios

  • Alimentação saudável vem de combo com a prática: Lembra do que falamos que não adianta praticar a atividade se você não se alimenta bem para acompanhar o ritmo? É exatamente isso. Sem contar que ao praticar, é natural que as pessoas que pratiquem com você te estimulem a uma alimentação saudável. Então, basta dar o primeiro passo para se alimentar bem. 
  • Promove uma perda calórica muito alta: O crossfit por aliar atividades físicas de alta intensidade, promove uma alta perda calórica. Para quem quer perder peso, é uma excelente forma para conseguir atingir o objetivo. Afinal, no crossfit, todos os músculos do corpo são trabalhados. Não tem moleza mesmo!
  • A perda calórica não acontece apenas quando você treina: Se você acha que só vai perder calorias treinando, se enganou. Com o crossfit, a sua perda calórica é aumentada para o período após o seu treino. Por isso, o resultado é tão rápido de ser notado logo nas primeiras semanas de exercícios. 
  • É uma prática segura: Algumas pessoas se preocupam com a intensidade dos treinos. Porém, podemos te assegurar que a prática é segura e feita de acordo com os limites de cada pessoa. Os exercícios são exclusivamente pensados para cada tipo de objetivo e condicionamento físico. 
  • Sua mente fica mais forte: O crossfit vai exigir bastante comprometimento de você. Com exercícios bastante desafiadores, você vai treinar sua mente cada vez mais para trabalhar sua força interior. Logo, você vai perceber com essa força também vai estar no seu dia a dia. 
  • Um sono reparador: Com um treino tão puxado, nada mais justo que um sono reparador venha a acompanhar. Então, se prepare para dormir melhor e descansar o corpo após as sessões de treino intenso. Seu corpo agradece!

Para quem é indicado o crossfit?

Depois de entender melhor tudo o que o crossfit traz de bom, bora entender para quem é indicado o crossfit. O crossfit é uma atividade universal, isto é, indicada para todas as pessoas. O que é necessário é que cada pessoa entenda seu nível de prática física. Sendo assim, não há problema que pessoas de todas as idades pratiquem. 

Apenas é necessário estar sempre acompanhado de um instrutor físico que vai entender o seu momento e objetivo com a prática. Então, agora é só mandar ver e curtir cada treino. 

Quem não pode praticar essa atividade

Ué, mas se nós acabamos de falar para quem é indicado o crossfit e que todas as pessoas podem praticar, será que há exceções? Bom, a verdade é que não há contraindicações da prática para nenhum tipo de pessoa. O que é necessário entender é se a atividade pode ajudar mais do que atrapalhar. 

Por exemplo, há pessoas que preferem atividades físicas que não exijam pressão, pois preferem relaxar. Então, o crossfit pode não ser o melhor tipo de atividade para esse grupo. 

Algumas pessoas acreditam que quem tem problemas de saúde pode não conseguir fazer os treinos, mas isso é um mito. A partir de uma avaliação médica precisa, os treinos podem ser adaptados para qualquer tipo de pessoa, até mesmo para quem possui problemas de saúde. 

Criança pode praticar?

Como nós dissemos anteriormente em para quem é indicado o crossfit, qualquer pessoa pode fazer a atividade. Com as crianças, não poderia ser diferente. Cada grupo de exercícios será estudado para não atrapalhar no desenvolvimento do crescimento da criança. 

Além disso, o crossfit pode ajudar no fortalecimento muscular da criança. A atividade também é uma boa maneira de gastar energia de forma divertida, ideal para os pequenos. Sem contar, que pode se tornar um hábito extremamente saudável que a criança levará para sua vida inteira. 

Quais cuidados devo tomar ao iniciar no crossfit

O primeiro cuidado é fazer uma avaliação física para entender se há limitações físicas e de saúde para começar a atividade. Com isso, já é meio caminho andado para que a prática seja feita de forma segura. 

O outro cuidado é um lembrete do que falamos ao longo do texto: não se pressione e respeite o seu nível. À medida que você avançar, mais resistência você terá para conseguir acompanhar o ritmo de praticantes mais experientes. 

O outro cuidado nós também já falamos aqui: cuidar da sua alimentação. Inclusive, se você precisa de dicas para se alimentar de forma saudável e compatível com o seu treino, temos um texto perfeito para você. Leia 10 dicas de lanches saudáveis para inserir na dieta.

Uma dica importante é fazer alongamento antes de começar sua prática. O alongamento já é um pré-aquecimento para os seus músculos entenderem que você vai se exercitar. Assim, eles ficam prontos para iniciar a atividade de forma segura. 

Mantenha um horário regular de treino. O hábito vai te ajudar a manter a rotina. Então, quando bater aquela vontade de “matar o treino”, a sua mente já vai estar pronta para reagir a isso com o seu compromisso semanal de treino. Sem contar que ter um horário certinho para treinar também ajuda os músculos a descansarem para estarem recuperados para os próximos treinos. 

E por último, comece com exercícios mais leves para seu corpo ir se habituando ao esforço. Assim, o seu corpo corresponde de forma gradual aos esforços, sem risco de lesões para você e seus músculos. 

Qual a diferença da academia comum para o crossfit?

E não basta entender apenas para quem é indicado o crossfit. Também é válido entender as diferenças entre a academia e o crossfit. 

A principal diferença é que os exercícios de academia não costumam ter tanta intensidade quanto o crossfit. Por mais que muitos exercícios dos treinos cross sejam encontrados também nas academias, as intensidades são diferentes. 

Além disso, os resultados dos treinos de academia podem ser mais lentos que os de crossfit. Tudo vai depender da série de exercícios passada pelo instrutor. 

Um fator interessante também é a autonomia do treino. Se você gosta de treinar sozinho, sem ter tanto acompanhamento, talvez a academia seja indicada para você. Agora, se você quer alguém te motivando, os treinos de crossfit podem ser ideias para você. 

Posso praticar em casa?

A resposta é: sim! Exercícios básicos de crossfit podem ser praticados em casa. Alguns exercícios que podem ser feitos são: 

  • Flexão de braços;
  • Agachamento com salto;
  • Corrida no lugar;
  • Abdominal;
  • Polichinelo.

Estes são apenas alguns exemplos. E pode até parecer simples, mas com bastante intensidade, revelam resultados surpreendentes. 

Quais os movimentos e atividades presentes no crossfit?

Exercícios como corrida no lugar, ajudam a você perder um alto número de calorias em pouco tempo. Além disso, burpees e mountain climber, também são combinações poderosas para atingir resistência muscular e capacidade respiratória avançada. 

Aliados aos exercícios estão também conjuntos de pesos, cordas e aparelhos que ajudam a tornar o exercício ainda mais desafiador e fortalecedor. 

Conclusão

Como você pôde perceber ao longo do texto, para responder para quem é indicado o crossfit, basta conhecer um pouco da atividade física e seus benefícios. 

Recomendado para todas as pessoas e faixas etárias, o crossfit é um conjunto de exercícios completos. Ao praticar, você trabalha todos os grupamentos musculares de forma saudável e segura. E a sensação de recompensa após cada treino é indescritível. 

Os resultados também são sentidos a curto prazo, principalmente quando aliados com uma alimentação rica de nutrientes e saudável. 

Se você deseja começar a se exercitar, o crossfit pode te motivar a avançar níveis surpreendentes, elevando a sua saúde ao máximo. 

Gostou deste texto? Não deixe de ler também:

Perguntas Frequentes

O crossfit reúne um grupo de exercícios feitos exatamente para trabalhar a capacidade cardiorespiratória, a resistência muscular e o condicionamento físico. 

Conhecido por trazer exercícios de alta intensidade, trazem excelentes benefícios para o corpo, fortalecendo, eliminando e transformando gordura em massa muscular. 

O primeiro cuidado é fazer uma avaliação física para entender se há limitações físicas e de saúde para começar a atividade. Com isso, já é meio caminho andado para que a prática seja feita de forma segura. 

O outro cuidado é um lembrete do que falamos ao longo do texto: não se pressione e respeite o seu nível.

Qualquer pessoa pode fazer a atividade. Com as crianças, não poderia ser diferente. Cada grupo de exercícios será estudado para não atrapalhar no desenvolvimento do crescimento da criança. 

Compartilhe

Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.

Mais lidas

plugins premium WordPress