
Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que um bom produto para os lábios faz …
Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que um bom produto para os lábios faz …
Se você quer construir músculos de forma eficiente e rápida, precisa mais do que apenas frequentar a academia. O crescimento …
Afinal, o que é a timidez? Se você já sentiu desconforto ao fazer uma apresentação oral ou suas mãos gelaram …
Se você busca um treino completo de perna e glúteo, nada melhor do que aprender com os melhores personal trainers …
Escolher o Shampoo ideal pode ser uma tarefa desafiadora diante da enorme variedade de produtos disponíveis no mercado. Muitas pessoas …
Aprender como reeducar a alimentação é a melhor maneira de conseguir perder (e manter!) o peso ideal e cuidar da saúde física e mental.
Em geral, quando entramos em processo de mudança alimentar, queremos fazer restrições exageradas ou incluir alimentos que não gostamos. Dessa forma, fica difícil conseguir e, principalmente, manter o resultado.
O segredo mesmo é fazer uma reeducação alimentar e adotar uma alimentação mais saudável como um estilo de vida.
Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo de como reeducar a alimentação. Continue lendo…
A reeducação alimentar nada mais é do que modificar o cardápio de alimentação para emagrecer, melhorar uma condição da saúde ou até mesmo para evitar o efeito sanfona (reganho de peso).
Diferente da dieta, esse processo proporciona resultados de longo prazo, dado que muda a mentalidade da pessoa e como ela enxerga sua alimentação.
Assim, ao invés de seguir um cardápio por apenas um determinado período, quem decide aprender como reeducar a alimentação transforma também completamente seus hábitos para o resto da vida.
Ao aprender como reeducar a alimentação, a pessoa também favorece o processo de emagrecimento. Inclusive, o processo evita o efeito sanfona e a perda dos resultados conquistados, pois será aplicado a longo prazo.
Todos esses resultados são possíveis, pois, a reeducação alimentar não oferece um cardápio pronto, mas ensina como identificar os melhores alimentos e adicioná-los da forma correta nas refeições.
O processo também influencia na mudança de hábitos gerais da pessoa, que passará a seguir naturalmente práticas cada vez mais saudáveis.
Veja abaixo os passos essenciais para quem deseja colocar em prática a reeducação alimentar!
Ao determinar esse intervalo entre as refeições, você evita o acúmulo da fome ao longo do dia e, consequentemente, uma refeição muito grande de uma só vez. Ou seja, com esse hábito você dará adeus ao gigantesco prato no almoço, pois terá saciado a fome antes.
A divisão, que deve considerar todas as refeições — café da manhã, almoço, jantar e lanches — ajuda no emagrecimento, pois acelera o metabolismo ao fornecer alimentos para o corpo digerir em um intervalo menor.
Contudo, apenas o almoço e jantar devem ser refeições completas. As demais podem ser supridas com lanches leves, como frutas, iogurtes, fatias de frios e tapioca.
Um dos grandes mitos do emagrecimento é que pular uma refeição ajuda a acelerar os resultados. Mas, o efeito é totalmente contrário!
Como dissemos no tópico anterior, ao fornecer alimentos ao organismo em um curto intervalo de tempo, o metabolismo é forçado a trabalhar, ficando cada vez mais rápido.
Por outro lado, ao pular refeições, o metabolismo se torna mais lento, provocando o acúmulo de gordura.
E claro: ficar muito tempo sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar e tontura, em razão da baixa de açúcar no sangue.
A água é uma das bebidas mais importantes para o corpo humano e até mesmo para quem deseja emagrecer, pois auxilia o metabolismo. Além disso, o líquido alivia a fome, evitando os descontroles alimentares.
Para descobrir a quantidade ideal de água para você, faça esse cálculo:
Seu peso x 35 = ml de água por dia
Divida esse valor por 1.000 para saber a quantidade de litros.
A mastigação é a primeira etapa do processo de digestão, por isso, deve ser praticada por quem está aprendendo como reeducar a alimentação.
De modo geral, sua mastigação deve ser suficiente para diminuir ao máximo o tamanho dos alimentos e facilitar o trabalho da enzima e suco gástrico. Ou seja, quanto mais você mastigar, melhor será a digestão!
Dica: evite distrações durante as refeições, como televisões e celulares. Além disso, não converse enquanto come, até mesmo para não engasgar.
As frutas são ótimas fontes de nutrientes, ajudam a saciar a fome e até mesmo reduzem a vontade de consumir doces — diminuindo a quantidade de açúcar e calorias do organismo.
Ideias para o lanche, grande parte dos profissionais de saúde recomendam o consumo de três frutas de cores diferentes ao longo do dia.
Por exemplo: maçã pela manhã, laranja após o almoço e kiwi no lanche da tarde.
Refrigerantes, sorvete, molhos prontos, refeições congeladas e os demais alimentos sintéticos devem ser eliminados por quem está aprendendo como reeducar a alimentação!
Afinal, diferente dos alimentos naturais, estes possuem uma grande quantidade de corantes, aromatizantes, gordura hidrogenada e demais componentes prejudiciais à saúde.
Sem falar no alto teor de açúcar e gordura, que contribuem para o aumento de peso.
Substitua todos os alimentos citados no item anterior por opções naturais, como frutas, legumes, verduras, raízes, arroz integral, ovos, leite e entre muitos outros!
Essa mudança no cardápio é crucial para a reeducação alimentar, que visa justamente adicionar às refeições o máximo de alimentos naturais e saudáveis possíveis.
O planejamento das suas refeições vai ajudar a orientar todo seu processo de escolha e evitar as tentações do mercado.
Para isso, faça uma lista para cada refeição e adicione os alimentos que serão consumidos em cada uma. Em seguida, determine a quantidade necessária para suprir essa rotina.
Dica: para facilitar o processo de reeducação alimentar, busque variar ao máximo o cardápio, sempre incluindo pelo menos um alimento que você realmente gosta (e que seja saudável).
Ao aumentar o índice de massa magra no organismo, você também garante uma maior produção de anticorpos e redução da gordura, favorecendo o emagrecimento.
E ao adicionar esse elemento em todas as suas refeições, você garante ótimos resultados para sua saúde!
Frango, peixe, ovos, quinoa e feijão são exemplos de proteínas magras que combinam com todas as refeições.
Nossa última dica para quem está aprendendo como reeducar a alimentação é: pratique atividades físicas regularmente!
Além de ajudar na produção de endorfina e dopamina (hormônios do prazer), os exercícios físicos são ótimos para diminuir a ansiedade e compulsão alimentar.
Sem falar que quanto mais hábitos saudáveis você adotar, melhor serão os resultados e a vontade em continuar praticando-os.
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comece a colocar em prática essas dicas de como reeducar a alimentação!
Depende do seu peso. Para descobrir a quantidade ideal de água para você, faça esse cálculo:
Seu peso x 35 = ml de água por dia
Divida esse valor por 1.000 para saber a quantidade de litros.
Sim. Ao aprender como reeducar a alimentação, a pessoa também favorece o processo de emagrecimento. Inclusive, o processo evita o efeito sanfona e a perda dos resultados conquistados, pois será aplicado a longo prazo.
A reeducação alimentar nada mais é do que modificar o cardápio de alimentação para emagrecer, melhorar uma condição da saúde ou até mesmo para evitar o efeito sanfona (reganho de peso).
Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.
© 2024 Copyright uPlay Tecnologia Ltda.