
Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que um bom produto para os lábios faz …
Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é que um bom produto para os lábios faz …
Se você quer construir músculos de forma eficiente e rápida, precisa mais do que apenas frequentar a academia. O crescimento …
Afinal, o que é a timidez? Se você já sentiu desconforto ao fazer uma apresentação oral ou suas mãos gelaram …
Se você busca um treino completo de perna e glúteo, nada melhor do que aprender com os melhores personal trainers …
Escolher o Shampoo ideal pode ser uma tarefa desafiadora diante da enorme variedade de produtos disponíveis no mercado. Muitas pessoas …
Afinal, a frutose engorda? As frutas são um dos alimentos mais recomendados por nutricionistas e médicos para quem deseja adotar um estilo de vida saudável. Inclusive, é indicado ingerir três tipos por dia!
Contudo, quando falamos em dieta para emagrecimento ou até mesmo contra diabete, algumas pessoas ficam com receio em ingerir frutas, devido ao açúcar presente no alimento.
No conteúdo a seguir, vamos de uma vez explicar se a frutose engorda ou se este é apenas um mito. Continue lendo para descobrir…
Sabe o sabor doce das frutas? Este é causado pela frutose natural! Esse componente é um monossacarídeo (carboidrato) presente tanto nas frutas, como nos legumes, vegetais e até mesmo no mel. É o famoso açúcar das frutas.
Além da opção natural, existe também a frutose artificial, produzida como sacarose, xarope e sorbitol. Essas versões são utilizadas pelas indústrias durante a fabricação de sucos, molhos, refrigerantes e biscoitos.
Outra diferença importante entre a frutose natural e a artificial é a segunda ser prejudicial à saúde, enquanto a primeira apenas causa riscos quando consumida em excesso.
Para servir como fonte de energia para as células hepáticas, a frutose precisa ser transformada em glicose. Essa tarefa é realizada pelo fígado, que absorve o carboidrato assim que ele entra no organismo.
O problema é: dependendo da quantidade de frutas consumidas, o fígado pode ficar sobrecarregado e não conseguir fazer a transformação de toda frutose em glicose.
Assim, “as sobras” acabam se transformando em gorduras.
E quando o fígado fica saturado dessas gorduras, acabam dispersando o material para outras regiões do corpo, como abdômen, coxas e culotes, provocando o aumento do peso.
Contudo, precisamos destacar um ponto importante de toda essa informação: a frutose apenas é transformada em gordura quando há um excesso do carboidrato no fígado.
Ou seja, a frutose engorda apenas se você comer muitos alimentos ricos nesse açúcar. Até porque, tudo em excesso faz mal, inclusive a água!
Saber se a frutose engorda é apenas um dos problemas associados ao consumo excessivo desse açúcar, principalmente quando estamos falando do artificial, presente em produtos industrializados. São diversos riscos associados:
E claro: caso seja consumido por pessoas com intolerância à frutose, esses alimentos podem causar inchaço abdominal, diarreia e gases em excesso.
Inclusive, observe se você possui esses sintomas após consumir alimentos ricos em frutose, como as frutas e legumes ou produtos industriais. Se sim, procure ajuda profissional para verificar a existência da intolerância.
De forma alguma! As frutas são ótimos alimentos para a dieta, que podem ser consumidos tanto nos lanches, como também para substituir os docinhos após o almoço.
Além disso, a quantidade de frutose presente nesses alimentos é baixa e insuficiente para causar todos os prejuízos apresentados acima. Esses riscos apenas existem para as pessoas que consomem uma grande quantidade de frutose.
Para completar, as frutas ainda são ricas em fibras, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Por isso, não deixe o mito de que a frutose engorda e causa diabete tirar da sua dieta uma fonte tão rica de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes.
Em vez disso, siga a orientação da maioria dos profissionais da saúde e consuma entre duas e 3 porções de frutas diariamente — varie as cores e tenha acesso a uma quantidade maior de vitaminas.
A única exceção é em relação a diabéticos. Caso sofra com a doença, você pode consumir as frutas, mas com um pouco mais de cautela e, de preferência, com o acompanhamento de um nutricionista!
Para te ajudar a controlar melhor o consumo de frutose e evitar os excessos prejudiciais à saúde do fígado, separamos abaixo a quantidade desse carboidrato dos alimentos mais populares:
Alimento | Quantidade média de frutose |
Laranja | 6 gramas |
Maçã | 9,5 gramas |
Manga | 16,2 gramas |
Abacaxi | 4 gramas |
Caqui | 12 gramas |
Refrigerante de cola | 3,1 gramas |
Molho de tomate de caixa | 4,5 gramas |
Geleia de ameixa | 15,6 gramas |
Mel | 39 gramas |
Se você comparar com algum alimento industrializado, como a Coca-Cola, que tem 37 gramas de açúcar em cada lata, você percebe que as frutas não são o maior problema.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo que não come frutas por acreditar que toda frutose engorda!
De forma alguma! As frutas são ótimos alimentos para a dieta, que podem ser consumidos tanto nos lanches, como também para substituir os docinhos após o almoço.
A frutose engorda apenas se você comer muitos alimentos ricos nesse açúcar. Até porque, tudo em excesso faz mal, inclusive a água!
Sabe o sabor doce das frutas? Este é causado pela frutose natural! O famoso açúcar das frutas.
Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.
© 2024 Copyright uPlay Tecnologia Ltda.