Pesquisar
Close this search box.
3

Posts recentes

.

Pesquisar
Close this search box.

.

10 dicas de como aumentar a autoestima e autoconfiança

Melhore a imagem que você tem de si mesmo com dicas práticas para seu dia a dia!

Tempo de leitura: 6 min
Compartilhe
como-aumentar-a_autoestima-e-autoconfianca

O que você vai ler neste artigo:

Está se sentindo muito para baixo? Saiba como aumentar a autoestima e autoconfiança!

Assim, com esses sentimentos elevados, será mais fácil enfrentar os obstáculos diários e conquistar seus sonhos.

Então, continue lendo esse conteúdo e descubra dicas simples para você começar a colocar logo em prática!

Aprenda como aumentar a autoestima e autoconfiança e melhore seu bem-estar!

O que é autoestima? E autoconfiança?

A autoestima corresponde a uma avaliação que uma pessoa faz sobre si mesma, baseada em seus próprios sentimentos e pensamentos. 

Os critérios utilizados durante essa autoavaliação podem mudar, mas são normalmente relacionados com imagem, experiências, relacionamentos e expectativas — tanto suas, como de outras pessoas.

Enquanto a autoconfiança é o sentimento de confiança projetado a si mesmo, normalmente relacionado com suas próprias habilidades e capacidades, tanto na esfera profissional, como também na pessoal. 

Inclusive, esses dois sentimentos normalmente estão bastante atrelados, dado que uma pessoa com baixa autoestima dificilmente consegue confiar em si mesma para lidar com as demandas da vida. 

Qual a importância da autoestima e autoconfiança?

Enfrentar os problemas diários é uma tarefa cansativa e, na maioria das vezes, bastante complicada. Contudo, saber que você é capaz de superar todos aqueles obstáculos com certeza torna o processo um pouco mais fácil. 

Agora, imagine precisar encarar vários desafios, sem acreditar que consegue superá-los? Provavelmente, você iria desistir sem nem ao menos tentar o suficiente. 

Isso que acontece com as pessoas com baixa autoestima e autoconfiança!

Portanto, conseguir elevar esses níveis de autoaceitação é o primeiro passo para se tornar capaz de encarar os desafios, ainda que você realmente não esteja pronto.

Afinal, terá, pelo menos, a coragem e motivação suficientes para continuar lutando.

O que causa a falta de autoestima e autoconfiança?

A falta de autoestima e autoconfiança podem ser causadas por fatores internos e externos.

A falta de autoestima e autoconfiança podem ser provocadas tanto por questões internas, como também externas, vindas de terceiros ou de adversidades da vida.

Por exemplo:

  • Experiências passadas negativas;
  • Excesso de comparação;
  • Autocrítica excessiva;
  • Falta de habilidades sociais;
  • Falta de apoio emocional.

Além disso, alguns problemas de saúde mental e emocional, como ansiedade e depressão, também podem afetar esses sentimentos. 

Como aumentar a autoestima e autoconfiança?

Independente de qual seja a causa para esse sentimento negativo, saiba que existem várias formas de como aumentar a autoestima e autoconfiança.

Inclusive, essas dicas são super fáceis de aplicar e podem ser praticadas diariamente, te ajudando a elevar seus pensamentos positivos a cada dia. Veja abaixo quais são:

1. Invista no autoconhecimento

Para aprender como aumentar a autoestima e autoconfiança, o primeiro passo é se conhecer!

Ou seja, aprender quais são realmente os valores, características e habilidades que importam para você (e não para os outros) e que devem ser cultivadas durante esse processo. 

Essa dica também vai ser super importante para te ajudar a se libertar dos padrões e expectativas de terceiros, que, na maioria das vezes, não são nada parecidos com aqueles almejados por você.

2. Aprenda a se perdoar

Todo mundo erra, inclusive você!

Então, saiba reconhecer e aceitar seus próprios erros, utilizando-os como conhecimento para sua evolução — em vez de transformá-los em impedimentos.

Além disso, durante esse processo, busque por mágoas passadas e entregue a elas seu perdão, libertando-se desses sentimentos negativos. 

3. Evite comparações

Cada pessoa tem seu próprio destino, com dificuldades e oportunidades diferentes, logo, não há sentido em comparar sua história com a de outras pessoas, sobretudo quando isso significa te colocar para baixo.

Em vez disso, aprenda a respeitar seu processo e tempo de crescimento.

4. Valorize suas qualidades

Não espere alguém te elogiar para exaltar suas qualidades! Faça isso diariamente, listando, pelo menos, 5 pontos positivos seus.

Com certeza você possui qualidades e quanto mais conhecê-las, mais fácil será o processo de como aumentar a autoestima e autoconfiança!

5. Liberte-se as expectativas de terceiros

Lembra na primeira dica que falamos sobre como o autoconhecimento te ajuda a diferenciar quais são suas expectativas e quais são as expectativas das outras pessoas?

Agora, nesse passo de como aumentar a autoestima e autoconfiança, você deve abandonar todos os sonhos, metas e objetivos que alguém projetou sobre você!

Não importa se foram seus pais, avós, companheiros ou professores… a única pessoa que você realmente precisa agradar é você, lembre-se disso.

6. Alimente relacionamentos construtivos

Reavaliar suas amizades e relacionamentos também é um passo importante para quem deseja aprender como aumentar a autoestima e autoconfiança.

Afinal, as pessoas ao seu redor conseguem influenciar bastante seus sentimentos, inclusive em relação a você mesmo.

Portanto, ao se rodear de pessoas positivas, que te colocam para cima e respeitam os seus limites, a tendência é que sua autoestima e autoconfiança aumentem gradativamente.

7. Estabeleça metas realistas

Não há nada melhor para a autoestima e autoconfiança do que alcançar metas, não é mesmo?

Contudo, para que essa dica não se transforme em uma armadilha, você deve estabelecer objetivos compatíveis com sua realidade e que possam ser realmente cumpridos. 

Por exemplo, se você tem dificuldade em acordar cedo, mas gosta de dormir tarde, estabeleça que vai para academia à noite. Assim, as chances de você conseguir ir treinar e conquistar aquela meta serão maiores.

8. Cuide da autoimagem

A autoimagem é um dos passos de como aumentar a autoestima e autoconfiança.

Quem você deseja ver no espelho: uma pessoa bem cuidada e arrumada ou alguém desleixado?

Com certeza, a primeira imagem!

Então, uma das dicas de como aumentar a autoestima e autoconfiança é começar a cuidar da sua autoimagem, representando fisicamente a pessoa que você deseja ser. 

Além disso, não esqueça de incluir em sua rotina alguns autocuidados, como skincare, cuidados com o cabelo e entre outros truques de beleza que vão te ajudar a melhorar a forma como você se enxerga. 

9. Tenha uma vida mais saudável

A baixa autoestima pode afetar negativamente a vida em vários aspectos, inclusive nos cuidados com nossa saúde física.

Portanto, comece a incluir em sua rotina hábitos mais saudáveis, como reeducação da alimentação, prática de exercícios físicos, meditação e outros cuidados que vão melhorar sua relação com seu corpo.

10. Faça terapia

Por fim, uma dica que não podia faltar nesse processo de como aumentar a autoestima e autoconfiança é: procure ajuda especializada!

Com a terapia, você será capaz de entender melhor seus próprios sentimentos, conseguindo compreender a raiz do problema e encontrar uma maneira de como superá-lo de forma saudável.

E como aumentar a autoestima de alguém?

Você também pode ajudar a aumentar a autoestima de alguém.

Conhece alguém que possui falta de autoestima e autoconfiança?

Saiba que você também pode ajudá-los com as seguintes dicas: 

  • Ofereça apoio, sobretudo para a pessoa desabafar;
  • Evite confrontar os sentimentos da pessoa;
  • Elogie as ações ou habilidades dessa pessoa;
  • Ajude a pessoa a definir objetivos realistas;
  • Encoraje a pessoa a ser gentil consigo mesma.

Não esqueça também de compartilhar com seu amigo essas dicas de como aumentar a autoestima e autoconfiança!

Compartilhe

Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.

Mais lidas

plugins premium WordPress