Pesquisar
Close this search box.
3

Posts recentes

.

Pesquisar
Close this search box.

.

Qual o melhor exercício para emagrecer? Descubra!

Tem dificuldade para perder peso mesmo fazendo dieta? Entenda quais os melhores exercícios para emagrecer e como fazer isso de forma prática!

Tempo de leitura: 12 min
Compartilhe
Qual o melhor exercício para emagrecer

O que você vai ler neste artigo:

Se você está buscando bons resultados para ter mais saúde e perder peso, provavelmente já deve ter se perguntado qual o melhor exercício para emagrecer? E se você já pesquisou bastante sobre o tema, mas acabou sem saber por onde começar e qual fonte confiar, seus problemas acabaram agora. 

Aqui, nós reunimos uma coletânea com os melhores exercícios que, além de auxiliar a sua saúde, vão te ajudar a emagrecer rápido e de forma eficaz. 

Então, sem mais delongas. Vamos descobrir agora quais são esses exercícios que como praticá-los da forma correta. 

Boa leitura!

Antes de começar, você precisa saber:

É muito comum ouvir que fazer exercício é bom para emagrecer. Mas será mesmo? Afinal, algumas pessoas conseguem ter um bom resultado de emagrecimento sem precisar recorrer a academia. E por qual motivo isso acontece?

Bom, a verdade é que vários fatores podem contribuir para o emagrecimento, entre eles, o metabolismo e uma boa alimentação pode ajudar que esses resultados sejam atingidos mais rapidamente. Então, vamos falar um pouco mais sobre cada um destes pontos. 

Metabolismo

O metabolismo nada mais é do que a atividade que o seu corpo faz para poder regular o organismo, fazendo com que ele opere bem. Então, quanto mais o metabolismo acelera, a tendência da gordura ser queimada é ainda maior. 

Algumas pessoas possuem um metabolismo mais acelerado do que outras. Assim, é até comum que estas pessoas acabem perdendo peso com maior frequência e precisem ganhar massa muscular para manter o peso saudável. 

Já outras, podem ter um metabolismo mais lento, fazendo com que a perda de peso seja menor e demore mais para atingir resultados. 

Alimentação

A alimentação, como nós falamos anteriormente, é de grande relevância para uma perda de peso verdadeiramente consistente. Afinal, o que você come é o que vai determinar se os nutrientes vão ser bem aproveitados ou não. Além disso, se os nutrientes vão acabar virando energia ou gordura, então é fundamental ter acompanhamento de especialistas de alimentação nesta hora. 

O que acontece na maior parte das vezes é que um número grande de pessoas acreditam que para emagrecer basta comer salada. Isso não é verdade. A salada é uma fonte de nutrientes e fibras essenciais para o organismo, mas uma alimentação apenas de salada não é suficiente para trazer energia ao corpo. 

Portanto, ter contato com um nutricionista é essencial para saber quais alimentos são ideais para o seu corpo. Até porque, a mudança alimentar também pode trazer dificuldades de adaptação com os novos hábitos. Então, nesse momento o nutricionista vai saber exatamente como traçar uma dieta que te ajuda, inclusive, a ter mais energia durante os exercícios físicos. 

Qual o melhor exercício para emagrecer: a alimentação é aliada das atividades físicas. Imagem: Pexels
Qual o melhor exercício para emagrecer: a alimentação é aliada das atividades físicas. Imagem: Pexels

Hidratação

Não podemos esquecer de falar da hidratação. Sem água o organismo não funciona e todo mundo sabe disso. Agora, quando o assunto são os exercícios físicos, a água também tem papel fundamental no emagrecimento. Afinal, ela ajuda a acelerar o metabolismo (lembra que falamos dele?) e a perda de gordura acaba se acelerando também. 

Sem contar que a água ajuda na remoção de impurezas do organismo que acabam obstruindo passagens de órgãos e vias que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Então, se você quer emagrecer com saúde, você não pode deixar a água de fora do seu dia a dia. 

Outro ponto importante é quanto às bebidas alcoólicas. As bebidas que contêm álcool também podem ser prejudiciais para o emagrecimento. Além disso, por conta da sua composição, podem acabar desidratando o corpo com maior incidência. Então, se você quer emagrecer, tente segurar no consumo de bebidas alcoólicas e priorize a água e bebidas naturais. 

Correlacionado ao tópico de bebidas alcoólicas, também precisamos falar das bebidas industrializadas. Muita gente não sabe, mas as bebidas industrializadas podem ter em sua composição muito sódio e açúcar. Este excesso pode ser um grande inimigo do emagrecimento. Mais uma vez vale focar em bebidas naturais, como sucos e chás, além da água mineral. 

Descanso

E você achou que o descanso ia ficar de fora no processo de emagrecimento? Não mesmo! Para que o corpo tenha energia suficiente para fazer as atividades físicas, o descanso é essencial. 

Quando se treina sem a energia do descanso, o corpo acaba não reagindo aos estímulos, podendo comprometer o metabolismo. Com o metabolismo mais lento, a perda de gordura acaba ficando prejudicada. 

Outro ponto importante a se ressaltar é sobre o excesso de exercícios físicos. Por causa da pressa em emagrecer, muitas pessoas costumam aumentar a carga de atividades físicas, não preservando o descanso. Assim, o corpo também pode sentir esses reflexos e ocasionar a queda do metabolismo. 

Rotina

Já ouviu falar que rotina emagrece? Pois é. Muita gente ainda torce o nariz para essa afirmação, mas essa é uma das grandes verdades quando se fala de emagrecimento eficaz. Afinal, quando você reúne todos os aspectos que nós já falamos antes, como: alimentação, hidratação e descanso, essa é a receita perfeita para atingir os resultados esperados. 

A rotina te permite seguir um cronograma organizado que faz com que você não se perca com distrações e nem com fatores que vão te tirar do foco do seu emagrecimento. 

Quando você mantém esse cronograma, fica muito mais fácil saber o quanto falta para atingir o resultado que você pretende para emagrecer. Além disso, você entende de forma clara o que você precisa ajustar ou não para melhorar a sua performance. 

Não fique ou treine com fome

Outra crença popular é achar que ficar com fome pode acelerar o emagrecimento. Bom, isso não é necessariamente mentira. O grande problema é que a perda de gordura pode não acontecer com a intensidade almejada, mas sim, de massa magra do organismo. 

Então, ficar com fome nem sempre é a melhor prática para a perda de gordura. Há casos em que fazer jejum pode sim ajudar, desde que seja feito com moderação e acompanhamento de um nutricionista. 

Sem contar que, ficar com fome ou treinar com fome, pode fazer com que o resultado seja justamente o inverso. Isto é, a pessoa passa horas sem comer para depois comer em excesso. Então, isso acaba prejudicando não só a perda calórica, mas também o funcionamento do organismo que passa a ficar confuso com a falta de comida. 

Treinar com fome também pode ser prejudicial, pois o corpo pode se sentir fraco. Ao se sentir dessa forma, isso pode gerar uma série de lesões aos músculos (de curto e/ou longo prazo), além de uma queda na glicemia, o que pode fazer com que a pessoa passe mal. Por isso, toda atenção é pouca. 

Não treine como fome: o seu organismo pode precisar de nutrientes para as atividades físicas. Imagem: Pexels
Não treine como fome: o seu organismo pode precisar de nutrientes para as atividades físicas. Imagem: Pexels

Alongamento

E por último, mas não menos importante, o alongamento também é muito importante quando se fala de emagrecimento. O alongamento antes e depois dos treinos ajuda a deixar seus músculos aquecidos por mais tempo. Ou seja, a ação dos exercícios acaba se prolongando por muito mais tempo. 

Sem contar que o alongamento também ajuda na proteção dos músculos para os exercícios. Então, os riscos de lesão caem drasticamente quando se faz o alongamento. Portanto, seu processo de emagrecimento também fica protegido e sem riscos de ser interrompidos por imprevistos. 

Quais cuidados você precisa ter na hora de se exercitar?

Antes da gente começar a falar sobre qual o melhor exercício para emagrecer, precisamos falar dos cuidados que você precisa ter antes de começar suas atividades. Principalmente se você ainda é iniciante na prática física. Por isso, confira alguns cuidados e agregue essas dicas na sua rotina. Veja a seguir:

Siga nossas dicas para um treino de emagrecimento saudável e eficiente. Imagem: Pexels
Siga nossas dicas para um treino de emagrecimento saudável e eficiente. Imagem: Pexels
  • Comece pegando leve: Dica importantíssima para quem é iniciante. Também vale para quem deu uma pausa na prática de exercício e está voltando. Quando for começar a sua série de exercícios, não se exija demais. Comece aos poucos e com poucas repetições. A sua intensidade só deve mudar quando o seu corpo estiver acostumado a se exercitar com mais frequência. 
  • Converse com um instrutor físico: Quer descobrir qual o melhor exercício para emagrecer de acordo com o seu corpo? Então, um preparado físico ou profissional de educação física vai te dar todas as coordenadas para atingir o seu resultado no tempo ideal. 
  • Use roupas confortáveis: Roupas leves e confortáveis são tão importantes quando descobrir qual o melhor exercício para emagrecer. As roupas têm papel fundamental em deixar o seu corpo à vontade para fazer os movimentos de maneira mais livre. Sem contar que também são importantes para deixar o seu corpo na temperatura correta. 
  • Se exercite cedo ou nos períodos da tarde: Essa não é uma regra, mas uma sugestão que pode fazer diferença para os seus treinos. Se exercitar de dia ajuda o corpo a estar mais disposto para as atividades físicas. No período noturno é quando seu corpo já está se preparando para entrar em repouso. Então, colocá-lo em estado de intensidade para a prática pode acabar atrapalhando o seu sono. 
  • Se for comer antes de treinar, escolha uma alimentação leve: Para que os exercícios não atrapalhem seu trato digestivo, escolha sempre uma alimentação leve. Além de manter o seu corpo nutrido, sua digestão trabalha de forma equilibrada para ajudar a repor os nutrientes que o seu corpo está perdendo com as atividades físicas. 

Qual o melhor exercício para emagrecer?

Depois de você ter todas as informações que você precisa para fazer exercícios de forma saudável, está na hora de saber qual o melhor exercício para emagrecer. Veja agora quais práticas vão te ajudar na sua perda calórica saudável. 

Corrida

Um dos exercícios mais eficazes para a perda de peso é a corrida. Por conta do esforço intenso, é um exercício que apresenta resultados rápidos, principalmente se acompanhados com uma rotina equilibrada de alimentação, hidratação e descanso. 

A prática da corrida é bastante procurada e pode ser feita na rua, em academias ou em locais abertos. Vale a pena começar aos poucos e consultar um educador físico para entender se há limitações que devem ser respeitadas e como dar o primeiro passo para começar. 

Corrida é um dos esportes mais procurados para quem quer perder peso.  Imagem: Pexels
Corrida é um dos esportes mais procurados para quem quer perder peso.  Imagem: Pexels

Musculação

Tem quem ache que musculação não é exercício que faz emagrecer, mas se engana muito. A musculação ajuda bastante na perda de peso, pois transforma gordura em músculo. Com a orientação certa, é possível transformar o corpo, tonificando músculos e deixando com uma aparência bela e saudável. 

Se você não tem tanto contato com a musculação, vale a pena ter um treino prático para saber se faz o seu perfil. Afinal, a musculação faz sucesso entre muitas pessoas, mas é preciso avaliar se você gosta desse tipo de exercício para perder peso. 

A musculação ajuda a transformar a gordura do corpo em músculos. Imagem: Pexels
A musculação ajuda a transformar a gordura do corpo em músculos. Imagem: Pexels

Natação

A natação também é uma modalidade de exercícios que ajuda bastante a emagrecer. Sem contar que é um exercício muito relaxante. Se a corrida e a musculação não te agradam, porque não tentar a natação? Além de emagrecer, você também fica com uma capacidade respiratória ainda melhor.

Se você nunca nadou, também é mais um motivo para começar. Assim, você aprende mais uma habilidade, emagrece e ainda relaxa. Tudo de bom, não é? Também cabe ressaltar que a natação pode ser praticada em piscinas, praias, lagos, então… Lugar não falta para você nadar.

A natação é uma ótima forma de emagrecer e relaxar ao mesmo tempo. Imagem: Pexels
A natação é uma ótima forma de emagrecer e relaxar ao mesmo tempo. Imagem: Pexels

Pular corda

Que tal voltar aos tempos de criança e pular corda? Além de ser uma forma divertida, também ajuda bastante na queima calórica. Então, se você queria descobrir qual o melhor exercício para emagrecer, está aí uma bela sugestão. Sem contar que você só precisa de uma corda para começar. 

Vale a pena começar com 15 minutos por dia e ir aumentando a velocidade, intensidade e tempo conforme você for ganhando mais resistência. 

Pular corda é um exercício divertido e que ajuda na perda de peso. Imagem: Pexels
Pular corda é um exercício divertido e que ajuda na perda de peso. Imagem: Pexels

Conclusão

Antes de descobrir qual o melhor exercício para emagrecer, uma série de cuidados e hábitos precisam ser adquiridos e vistos na sua rotina. Um desses cuidados é quanto a alimentação e a hidratação do corpo, que são fundamentais para o organismo reagir aos estímulos de emagrecimento. 

Se você gostou de entender melhor qual o melhor exercício para emagrecer de acordo com o seu perfil, não deixe de ler nosso texto recomendado:

Perguntas Frequentes

Um dos exercícios mais eficazes para a perda de peso é a corrida. Por conta do esforço intenso, é um exercício que apresenta resultados rápidos, principalmente se acompanhados com uma rotina equilibrada de alimentação, hidratação e descanso. 

A água ajuda na remoção de impurezas do organismo que acabam obstruindo passagens de órgãos e vias que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Então, se você quer emagrecer com saúde, você não pode deixar a água de fora do seu dia a dia. 

Tem quem ache que musculação não é exercício que faz emagrecer, mas se engana muito. A musculação ajuda bastante na perda de peso, pois transforma gordura em músculo. Com a orientação certa, é possível transformar o corpo, tonificando músculos e deixando com uma aparência bela e saudável. 

Compartilhe

Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.

Mais lidas

plugins premium WordPress