Qual a melhor fruta pós-treino? Conheça algumas opções!
Conheça ótimas opções de frutas para você inserir em sua alimentação após os treinos!
[wtr-time]
9 de abril de 2023
Compartilhe
O que você vai ler neste artigo:
Está enjoado de comer apenas batata-doce e frango? Conheça a melhor fruta pós-treino!
Além de ótima opção para ingerir após a prática de exercícios físicos, esses alimentos são super fáceis de transportar.
E claro: possuem todos os nutrientes, líquidos e fibras que seu corpo precisa repor após as atividades. Continue lendo e conheça as mais recomendadas…
Conheça a melhor fruta pós-treino e enriqueça a sua alimentação!
Qual a importância da alimentação pós-treino?
Os alimentos ingeridos durante o pós-treino visam repor os nutrientes, líquidos e fibras musculares perdidas ao longo dos exercícios.
Além disso, essa reposição favorece o desenvolvimento dos músculos, evitando o desgaste excessivo e até mesmo as lesões.
Inclusive, a falta de alimentação pós-treino pode causar o efeito reverso ao desejado durante os treinos, pois o organismo vai utilizar a massa muscular para repor sua energia, fazendo que você “perca” os resultados conquistados no treino, provocando a flacidez.
Qual a melhor fruta pós-treino?
Você sabe qual a melhor fruta pós-treino? Para não precisar escolher só uma — e enjoar por comer todos os dias — separamos abaixo várias opções:
Bananas
A banana é uma excelente fonte de carboidratos e potássio, que ajuda a prevenir cãibras e distensão abdominal. Além disso, a fruta pós-treino favorece a recuperação muscular, sem falar que é super prática e pode ser levada para qualquer lugar.
A banana também pode ser ingerida como fruta pré-treino, pelos mesmos benefícios.
Frutas vermelhas
Algumas frutas vermelhas possuem alto teor de antioxidantes e baixa caloria, sendo uma combinação perfeita para combater os radicais livres, melhorar a imunidade e reduzir a inflamação.
Exemplos de frutas vermelhas ótimas para pós-treino:
Amora;
Morango;
Uva;
Mirtilos;
Framboesa.
Essas opções podem ser consumidas com iogurte natural, potencializando ainda mais o lanche saudável pós-treino.
Melancia
A melancia é rica em vitaminas A, B6 e C, ótimas fontes de energia, e também possuem minerais como zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Além disso, por ser composta basicamente de 90% de água, essa acaba sendo a melhor fruta pós-treino, pois hidrata bastante após os exercícios.
Abacate
Você está treinando para perder gordura abdominal? Então, o abacate é a melhor fruta pós-treino!
Afinal, a fruta possui glutationa, um antioxidante que favorece a síntese de GH — hormônio do crescimento que ajuda a diminuir essa gordura.
O abacate também é composto por:
Vitamina E;
Ômega-6;
Ômega-9;
Ômega-7;
Potássio.
Açaí
Mesmo sendo uma sobremesa bastante popular, quando consumida de forma saudável, o açaí torna-se um importante aliado das dietas e a melhor fruta pós-treino!
Afinal, é super refrescante e contém baixas doses de frutose.
Melão
O melão é uma das frutas com baixo e médio índice glicêmico — assim como a maçã e melancia — sendo ótima opção para o seu pós-treino.
Além disso, o melão possui altas quantidades de água e é ideal para quem elimina muitos líquidos durante os exercícios.
Manga
Outra excelente fruta pós-treino é a manga, que contém vitamina A, fibras e vários minerais. Essa opção também é uma ótima fonte de carboidrato.
E para o pré-treino? Quais frutas são indicadas?
Além do pós-treino, as frutas também podem fazer parte das suas refeições e lanches antes da prática de exercícios. Veja abaixo as melhores opções:
Frutas laranjas e cítricas
As frutas cítricas possuem vitaminas A, C e E, antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres e o estresse oxidativo, além de preservarem a força muscular.
As melhores frutas são:
Laranja;
Acerola;
Limão;
Pêssego.
Maçã
Outra opção de fruta para pré-treino é a maçã, que além de baixo teor glicêmico, também é rica em uma substância anti-inflamatória, a quercetina.
O coco proporciona energia, pois os ácidos graxos do corpo humano levam os nutrientes da fruta — potássio, fósforo e manganês — diretamente para o fígado.
Enquanto a água de coco é uma ótima opção de pós-treino, pois repõe os nutrientes perdidos durante os exercícios.
Kiwi
O kiwi é uma fruta que contém colágeno, uma proteína que ajuda a aumentar a resistência dos músculos, preparando-os para o treino que virá em seguida.
Até quanto tempo antes do treino devo me alimentar?
As refeições mais pesadas, como almoço e café da manhã, devem ser ingeridos em até uma hora antesda prática de exercícios.
Contudo, lanches mais leves, como as frutas ou oleaginosas, podem ser ingeridos em até meia hora antes do treino.
Com esse intervalo, o seu organismo será capaz de liberar a energia necessária, sem provocar desconfortos durante a atividade física.
Posso comer frutas durante o treino?
De modo geral, o ideal é evitar a ingestão de qualquer alimento durante os exercícios, caso contrário, você poderá sentir alguns incômodos estomacais.
Inclusive, se você sentir vontade de comer frutas durante o treino, isso pode significar que seu corpo está mandando sinais para indicar:
Falta de carboidratos;
Desidratação;
Nível de açúcar baixo.
Nesse caso, recomendamos que você finalize os exercícios para, enfim, escolher a melhor fruta pós-treino para suas necessidades e gostos.
Outros alimentos para inserir em sua alimentação antes e após treinar
As frutas não são as únicas opções de alimentos para ingerir antes e após treinar. Na verdade, você pode diversificar sua dieta com várias opções — sem abrir mão do sabor.
Conheça abaixo algumas ideias de pré e pós-treino:
Vitamina com as frutas apresentadas anteriormente.
Cuidado com exageros!
Até a melhor fruta pós-treino deve ser ingerida na quantidade ideal, sem exageros!
Caso contrário, você estará consumindo altas quantidades de frutose, que pode aumentar seu açúcar e gerar os resultados contrários aqueles almejados com a prática de exercícios físicos.
O mesmo é válido para os outros alimentos sugeridos anteriormente: sempre evite exageros, consumindo apenas a quantidade indicada por seu nutricionista.
Enfim, inclua a melhor fruta pós-treino em sua dieta diária e garanta ótimos resultados com a prática de atividades físicas!
Compartilhe
Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.