
Testei pessoalmente três dos smartwatches mais falados do momento: o Garmin Forerunner 965, o Polar Pacer e o Apple Watch …
Testei pessoalmente três dos smartwatches mais falados do momento: o Garmin Forerunner 965, o Polar Pacer e o Apple Watch …
Você já tentou de tudo, mas ainda sente que seu treino de pernas não entrega o que promete? Sentiu que …
Em um mundo cada vez mais conectado e preocupado com a saúde e bem-estar, ferramentas como o IMC (Índice de …
O que é TDEE (Gasto Energético Diário Total)? O TDEE – Total Daily Energy Expenditure, ou Gasto Energético Diário Total …
O que é IMC? O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma das métricas mais usadas mundialmente para avaliar se …
Deseja fortalecer a sua região do core? Conheça o vacuum abdominal!
Uma das técnicas mais populares entre fisiculturistas e praticantes de yoga, utiliza-se esse exercício, também, quem busca melhorar a aparência do seu abdômen.
Afinal, o vacuum abdominal promove excelentes resultados para essa região, de forma bastante prática e eficiente. Quer entender como colocar em prática esse exercício? Continue a leitura…
É uma técnica utilizada para quem deseja fortalecer a região do core, melhorar a postura corporal e afinar a cintura.
Realiza-se esse exercício através de práticas respiratórias precisas, capazes de contrair os músculos abdominais internos. É comum fazer a técnica sentado, em pé ou até mesmo deitado.
Ainda que não seja voltado à queima de gordura corporal, como o treinamento em jejum, esse exercício melhora a aparência do abdômen e é bastante utilizado por fisiculturistas.
Recomenda-se o vacuum abdominal para fortalecer o abdômen em pessoas com:
E qualquer outro problema que promova a redução dos movimentos dessa região do corpo ou simplesmente para quem deseja aproveitar os benefícios do vacuum abdominal.
Se você não faz parte dos grupos de pessoas para quem o vacuum abdominal é indicado, então, conheça abaixo quais são os benefícios da técnica e descubra porque ela é tão utilizada:
Importante destacar que esses benefícios não aparecem de imediato, apenas a médio ou longo prazo! Portanto, mantenha a frequência nos exercícios de contração para alcançar esses resultados.
Normalmente, você começa a notar a redução na cintura apenas após 3 semanas realizando o vacuum abdominal.
Com certeza!
Realizam-se essa técnica há muitos anos por fisiculturistas e alunos de Yoga, promovendo todos os resultados apresentados no tópico anterior.
Além disso, especialistas e praticantes indicam que com três semanas de exercícios já é possível notar uma redução de 5 cm a 10 cm da região do abdômen.
Contudo, assim como todos os exercícios para emagrecer ou fortalecer os músculos, o vacuum abdominal apenas promove uma mudança no corpo se for acompanhado de outros hábitos saudáveis, como a reeducação alimentar.
A hidratação, boa noite de sono e prática de outros exercícios físicos também são importantes e devem fazer parte da sua rotina se você quiser garantir bons resultados, inclusive para a sua saúde.
Basicamente, esse exercício consiste na contração da barriga, de modo que seu umbigo seja puxado o máximo em direção da coluna vertebral.
Além de contrair os músculos abdominais, também é necessário manter essa contração pelo período de 15 a 25 segundos.
Existem três formas de como fazer vacuum abdominal, veja abaixo como colocá-las em prática da forma certa:
Não exagere na frequência dos exercícios, mesmo sendo fundamental para garantir bons resultados.
Portanto, não faça esse exercício todos os dias, apenas duas vezes na semana!
Esse tempo de descanso é fundamental para evitar lesões e garantir que o músculo consiga se desenvolver corretamente.
Além disso, fique atento aos períodos de cada série e respeite também o tempo de descanso entre elas.
A contração isométrica realizada com o vacuum abdominal pode provocar também um aumento da pressão arterial.
Em razão disso, essa técnica não é recomendada para mulheres grávidas, pois esse efeito pode prejudicar o período gestacional e o desenvolvimento do feto, e nem para pessoas hipertensas, que podem sofrer picos de pressão.
O vacuum abdominal também não é indicado para pessoas que realizaram o procedimento de colocação de tela abdominal recentemente, em menos de 60 dias.
Recomenda-se a prática com a barriga vazia, tanto de comida como de água. Caso contrário, a pessoa pode sentir um desconforto durante o exercício e até mesmo ânsia de vômito.
Além disso, mesmo que você faça parte do grupo de pessoas que pode realizar esse exercício, o ideal é procurar um profissional de educação física e verificar se esta prática é realmente se adequa a você.
Ter um acompanhamento é a melhor forma de garantir excelentes resultados para o seu corpo, com segurança.
Agora que você já sabe como fazer o vacuum abdominal, aprenda 5 exercícios de perna para fortalecer e tonificar!
Receba nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro das novidades de saúde e beleza.